Perguntas Frequentes

Quem são o Vereadores da Câmara de Alfredo Chaves?

A Câmara, atualmente, é composta por 09 (nove) agentes políticos, são eles:

Adilson Roveta - PSB                                   Charles Gaigher - PSB

Hugo Luiz Picoli Meneghel - PTB                 Narcizo Grassi - Patriota

Nilton Belmok - PSB                                     Osvaldo Sgulmaro - PP

Serafino Antônio Simoni - PSB                     Sérgio Bianchi - PSDB

Armando Zanata - Republicanos

Acesse: Legislatura Atual

 

Como consigo falar com um Vereador?

Presencialmente no endereço da Câmara de Alfredo Chaves - ES
Rua Cais Costa Pinto, n.º 62, Bairro Geovani Breda - Alfredo Chaves/ES
1º Pavimento - Gabinete dos Vereadores
Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8h às 16h.
Sessões Plenárias: Sessões quinzenais - às quartas-feiras, às 18h

E pelos canais de comunicação dos parlamentares no link:

Acesse: Parlamentares

 

Como faço para acompanhar o trabalho do Vereador na Câmara?

Por meio virtual acessando a Produção Legislativa no site na Câmara pelos links:

Processo Legislativo

Proposições em Tramitação

Sessões Plenárias

Áudio das Sessões

Reunião das Comissões

Pelos canais no Facebook e Instagram, nas transmissões ao vivo das sessões plenárias.

Ou presencialmente na Rua Cais Costa Pinto, n.º 62, Bairro Geovani Breda - Alfredo Chaves/ES
1º Pavimento - Gabinete dos Vereadores

 

O que é bancada?
Bancada é o grupo de Vereadores de um partido político.

O que é comissão?
Comissão é um órgão técnico, composto de Vereadores, destinado a proceder a estudos, emitir pareceres especializados para orientação do Plenário, realizar investigações e representar o Legislativo.

O que é comissão especial?
A Comissão Especiai é destinada a proceder ao estudo de assuntos de especial interesse do Legislativo serão criadas através de resolução, aprovada em Plenário por maioria absoluta, proposta pela Mesa ou mediante requerimento de, pelo menos três Vereadores, com a sua finalidade específica e o prazo para apresentação do relatório de seus trabalhos.

O que é comissão parlamentar de inquérito?
Comissão parlamentar de inquérito é uma comissão temporária que tem por função realizar inquéritos, de acordo com a Lei Orgânica municipal.

O que é comissão permanente?
Comissão permanente é aquela que atua permanentemente e de acordo com as atribuições definidas no Regimento Interno.

O que é comissão temporária?
Comissão temporária é aquela destinada a tratar de assuntos excepcionais que não sejam da competência de comissão permanente.

O que é líder?
Líder é o Vereador escolhido por uma bancada ou bloco com assento na Câmara para representá-la quando for o caso e indicar membros dela para compor comissões.

O que é líder do governo?
Líder do governo é o porta-voz do Prefeito na Câmara Municipal.

O que é Mesa Diretora?
Mesa Diretora é uma comissão de Vereadores que tem por atribuição a direção administrativa da Câmara Municipal.

Quem são os vereadores que compõem a Mesa Diretora?

Acesse: Mesa Diretora

O que é norma jurídica?
Norma jurídica é um preceito obrigatório imposto ou reconhecido como tal pelo Estado e que objetiva a vontade social manifestada imperativamente a todos pelo Estado.

O que é Ordem do Dia?
Ordem do Dia é a parte da sessão plenária destinada a discussão e votação de proposições.

O que é parecer?
Parecer é um documento pelo qual uma Comissão relata, examina e opina conclusivamente sobre uma matéria.

O que é Ordem do Dia?
Pauta da Ordem do Dia é o documento prévio que discrimina as matérias a serem apreciadas nessa parte da sessão plenária.

O que é processo legislativo?
Processo legislativo é a sucessão de atos realizados para produção de normas jurídicas.

O que é quorum?
Quorum é o número mínimo de Vereadores presentes necessário para a realização de sessão ou reunião de comissão, ou para realização de votação.

O que é recesso parlamentar?
Recesso parlamentar é a interrupção temporária dos trabalhos legislativos, realizada no período definido no Regimento Interno.

Os perídos de recesso parlamentar dar-se-ão em 18 de julho a 31 de julho e 23 de dezembro a 1 de fevereiro.

O que é Regimento Interno?
Regimento Interno é a norma jurídica que regula o funcionamento da Câmara Municipal.

O que é sessão legislativa?
Sessão legislativa é o período de trabalho legislativo definido no Regimento Interno, observado o recesso parlamentar.

O que é sessão plenária?
Sessão plenária é uma reunião dos Vereadores.

O que é sessão plenária especial?
Sessão plenária especial é aquela destinada exclusivamente à realização de atividades específicas.

O que é sessão plenária extraordinária?
Sessão plenária extraordinária é aquela realizada em dia ou hora diferentes da sessão plenária ordinária para tratar exclusivamente dos assuntos que motivaram a convocação dos parlamentares.

O que é sessão plenária ordinária?
Sessão plenária ordinária é aquela realizada às quartas-feiras, às 18:00 horas.

O que é sessão plenária solene?
Sessão plenária solene é aquela destinada à instalação da Legislatura, posse do Prefeito e do vice-prefeito, ou à realização de comemorações ou homenagens.

O que é tramitação?
Tramitação é o curso de uma proposição legislativa de acordo com as normas constitucionais e as estabelecidas pelo Regimento Interno.

O que é urgência?
Urgência é o regime de tramitação em que o Poder Legislativo tem o prazo de de 45 dias para apreciar uma proposição legislativa.

Quem pode solicitar as informações?
Qualquer pessoa natural ou jurídica tem legitimidade para apresentar pedido de acesso à informação.

Como posso fazer um pedido de acesso à informação?
O pedido será apresentado em formulário padrão, disponibilizado em meio eletrônico, no portal da Câmara Municipal de Alfredo Chaves na internet, ou físico, em sua sede, localizada à Rua Cais Costa Pinto, n° 62 - Geovani Breda - Alfredo Chaves/ES. 

Qual é o prazo de resposta às solicitações?
O prazo de resposta será contado a partir da data do protocolo ou e-mail, em prazo não superior a 20 dias, que poderá ser prorrogado por mais 10 dias, mediante justificativa expressa, da qual será cientificado o requerente (Art. 10º).

Quais informações podem ser negadas?
Não serão atendidos pedidos de acesso à informação genérica, desproporcionais ou desarrazoados, que exijam trabalhos de análise, interpretação ou compilação e consolidação de dados, serviço de produção ou tratamento que não sejam de competência do Poder Legislativo Municipal. Além disso, é vedado o pedido de acesso relativo a informações pessoais que potencialmente possam prejudicar a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem, bem como as liberdades e garantias individuais daqueles a quem elas se refiram.

O que é comissão parlamentar de inquérito?
Comissão parlamentar de inquérito é uma comissão temporária que tem por função realizar inquéritos, de acordo com a Lei Orgânica municipal.

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    Horário Especial de Funcionamento:

    Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

    Dia e Horário das Sessões Plenárias:
    Sessões quinzenais - às quartas-feiras, às 18h

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