Com aumento de 13,58% se comparado à última avaliação, a Casa de Leis saltou para a categoria “Elevado” em transparência pública
A Câmara Municipal de Alfredo Chaves atingiu o índice de 81,80% em transparência pública, de acordo com avaliação realizada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), referência nacional na mensuração de boas práticas de gestão. A Casa Legislativa registrou um crescimento de 13,58% em relação ao ano anterior e saltou da categoria “Intermediário” para “Elevado”.
Com esse desempenho, a Câmara passou a ocupar a 23ª posição entre as 78 Câmaras Municipais do Espírito Santo. A avaliação integra o Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) – Edição 2025.
Para o presidente da CMAC, Josimar Piumbini, a evolução é resultado de um conjunto de medidas voltadas à transparência e à melhoria da gestão pública.
“Esse avanço mostra que estamos no caminho certo. Nos últimos meses, a Câmara deu passos importantes para modernizar sua estrutura, atualizar processos, ampliar a transparência e melhorar a qualidade dos serviços prestados ao cidadão. Implantamos um novo site institucional, adotamos o pregão eletrônico, avançamos para uma Câmara 100% digital com novos sistemas administrativos e legislativos e estamos concluindo a implantação da votação eletrônica”, apontou.
“Todo esse conjunto de melhorias reflete o compromisso da nossa equipe com uma gestão cada dia mais eficiente e transparente. Foi um avanço expressivo, mas seguimos com a meta de alcançar o nível máximo e transformar a Câmara de Alfredo Chaves em uma Casa 100% transparente”, declarou o presidente.
A partir da avaliação da Atricon, todos os pontos ainda não atendidos serão analisados minuciosamente, permitindo orientar as próximas etapas de aprimoramento e direcionar as equipes técnicas para os ajustes necessários. O objetivo é consolidar uma gestão cada vez mais eficiente, moderna e alinhada às boas práticas nacionais de transparência.
Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais