A Câmara Municipal de Alfredo Chaves realiza, na próxima segunda-feira (3 de novembro), uma sessão especial do documentário Ato Final, seguida de debate sobre o enfrentamento à violência doméstica e ao feminicídio. A exibição, aberta ao público e com entrada gratuita, acontece às 10h, no Plenário Brasilito Pilon, na sede da CMAC.
O evento contará com a presença da secretária de Estado da Mulher, Jaqueline Moraes, da diretora do filme, Roberta Fernandes, de autoridades municipais e alunos da Escola Camila Motta. Com apoio do Funcultura, a iniciativa faz parte do circuito “Ato Final na Estrada”, que leva o documentário e suas reflexões a diversas cidades do Espírito Santo, promovendo espaços de escuta, conscientização e mobilização social.
Premiado como Melhor Documentário no IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema, em Portugal, Ato Final é o primeiro longa-metragem dirigido pela capixaba Roberta Fernandes. O filme aborda, de forma sensível e contundente, as histórias de mulheres vítimas de feminicídio, combinando entrevistas reais e encenações ficcionais para retratar o ciclo da violência até o seu desfecho mais extremo.
“É o retrato de uma realidade perversa: o machismo estrutural que está presente nas formas como aprendemos a pensar, agir e nos relacionar, e que sustenta desigualdades e violências. O filme denuncia como comportamentos violentos são naturalizados e, por vezes, inclusive romantizados, até que o irreparável aconteça. Ato Final é um alerta: precisamos estar atentos e reconhecer esses sinais”, frisa Roberta Fernandes.
Com uma trajetória premiada e de grande repercussão, o documentário já foi exibido em salas de cinema de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Florianópolis, Belo Horizonte, Juazeiro do Norte e Balneário Camboriú, além de Lisboa, Porto e Coimbra, em Portugal. O circuito “Ato Final na Estrada” alinha-se ainda à campanha nacional “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, com o intuito de estimular o debate e fortalecer políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero.
A programação completa do projeto e mais informações sobre o longa-metragem podem ser acessadas por meio dos perfis no Instagram @atofinalfilme e @andaluzfilmes. Confira aqui o trailer oficial.
Serviço:
Sessão especial e debate – Filme “Ato Final”
Local: Câmara Municipal de Alfredo Chaves (CMAC)
Data: Segunda-feira, 3 de novembro
Horário: Às 10 horas
Entrada gratuita e aberta ao público
Sinopse
As personagens principais deste filme estão mortas. Para contar suas histórias, três atrizes experimentam, no palco, as emoções de mulheres que vivem intimamente o risco do feminicídio. Enquanto isso, um grupo de sobreviventes luta para amparar vítimas de relacionamentos abusivos. Juntas, elas gritam, porque o silêncio mata mulheres todos os dias.
Ficha técnica
Direção: Roberta Fernandes
Roteiro: Roberta Fernandes e Marcella Rocha
Direção de elenco: Rejane Arruda
Produção executiva: Rodrigo Cerqueira
Produção: Andaluz Filmes
Distribuição: ELO Studios
Apoio: Funcultura
Data de Publicação: sexta-feira, 31 de outubro de 2025