Está em exibição na Câmara Municipal de Alfredo Chaves a mostra fotográfica “O sensível em comum: a fotografia enquanto gesto de cuidado e atenção”, do psicólogo Leonardo Giori. A exposição teve início na segunda-feira, dia 13, e fica aberta à visitação do público até 14 de novembro, no hall de entrada da CMAC, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Na correria do cotidiano, o olhar de Leonardo convida os visitantes a parar, respirar e contemplar. Cada fotografia é um gesto de afeto com a natureza – um instante de silêncio que floresce em verde, luz e poesia.
O autor explica que sua relação com a fotografia começou ainda na infância: “Pra mim a fotografia começou antes mesmo de eu ter qualquer tipo de máquina para registro. Começou criança quando eu me perdia no tempo a admirar as coisas, a demorar meu olhar no pequeno, no entre das coisas e daquilo que se mexe (...). Gostava de brincar com a imaginação de ser um outro. De me teletransportar com a imaginação para dentro das coisas, por dentro do corpo do percevejo e sonhar ver o mundo com seus olhos (...). A fotografia passou a ser um modo particular de atenção. Me anima a possibilidade das coisas serem outras que não elas mesmas, como se o meu olhar fosse adicionar um acréscimo de diferença àquilo que elas já são.”
Com uma trajetória marcada pelo olhar sensível e pela escuta, Leonardo transforma a fotografia em extensão de sua prática como psicólogo. Mestre em Psicologia Institucional pela UFES, ele atua como psicoterapeuta e utiliza a fotografia de natureza como instrumento de escuta, presença e contemplação.
A iniciativa integra um conjunto de ações de promoção cultural realizadas pela Câmara Municipal de Alfredo Chaves, com o intuito de estimular a arte e a cultura, formar público, incentivar artistas locais e aproximar a comunidade das expressões artísticas.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Alfredo Chaves
Laiz Fidalgo | (27) 99642-9254
comunicacao@camaraalfredochaves.es.gov.br
Data de Publicação: quarta-feira, 15 de outubro de 2025