Cerca de 100 pessoas participaram, nesta sexta-feira (29), da Caminhada do Agosto Lilás, em Alfredo Chaves, num grande ato de mobilização pelo fim das violências contra as mulheres. O evento foi promovido pela Câmara Municipal em parceria com a Prefeitura de Alfredo Chaves, por meio das secretarias de Assistência Social e Cidadania e de Saúde.
A concentração aconteceu na Praça Colombo Guardia, e a programação começou com uma apresentação musical do cantor Thiarlys Braga, seguida de um aulão de alongamento conduzido pela professora Aparecida Vasconcellos, que envolveu o público em um clima de energia e integração.
Às 8h30, os participantes iniciaram a caminhada pela Avenida Getúlio Vargas, com alunos do Mepes levando cartazes de conscientização, além de flores, balões e mãos lilás como símbolos da campanha. Durante o percurso até à sede da Câmara Municipal, foram distribuídas aos cidadãos e ao comércio local as cartilhas “Bê-a-bá da Legislação: Informações Essenciais sobre Violência contra Mulheres”, uma publicação da Assembleia Legislativa do Espírito Santo.
O evento foi marcado pelo engajamento de diferentes gerações – dos idosos, que deram um show de animação, aos jovens estudantes. No Plenário Brasilito Pilon, na sede da Câmara, autoridades e representantes de instituições parceiras enfatizaram a importância do fortalecimento de políticas públicas voltadas à proteção das mulheres. O vereador e vice-presidente da CMAC, Renan Boldrini, destacou o papel do Legislativo:
“O enfrentamento às violências contra as mulheres precisa ser diário e deve ser um compromisso abraçado por todos, em especial por nós, enquanto agentes políticos. Em nome de todos os vereadores, reafirmo que o Legislativo está em defesa dessa causa. E coloco este espaço de diálogo à disposição para, juntos, repensarmos e fortalecermos políticas públicas que garantam proteção aos direitos, à dignidade e à vida das mulheres.”
A gerente de Proteção Social da Semasc, Layssa Souza, também ressaltou a força da mobilização. “Como mulher e servidora pública atuando no CREAS, equipamento que lida diariamente no atendimento a mulheres em situação de violência, fico imensamente feliz em ver eventos como o de hoje ganhando cada vez mais força. Acredito que combatemos preconceitos a partir da disseminação de informações. A expectativa é que possamos alcançar cada vez mais pessoas”, frisou.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Alfredo Chaves
Laiz Fidalgo | (27) 99642-9254
comunicacao@camaraalfredochaves.es.gov.br
Data de Publicação: sexta-feira, 29 de agosto de 2025