Câmara Municipal de Alfredo Chaves abre licitação para serviços de transmissão ao vivo das sessões plenárias

A Câmara Municipal de Alfredo Chaves (CMAC) lançou, nesta sexta-feira (06), edital de licitação com o objetivo de contratar empresa especializada em serviços de áudio e vídeo digitais para transmissão profissional ao vivo das Sessões Plenárias e de eventos de relevante interesse da sociedade, como audiências públicas, sediados no Poder Legislativo Municipal.

O Pregão Eletrônico nº 001/2025, do tipo Menor Preço Global, já está disponível no Portal da Transparência da CMAC aos interessados em participar do certame. A abertura das propostas será no dia 25 de junho de 2025, às 9h01, com início da sessão pública de disputa às 9h30. O valor total anual estimado da contratação é de R$ 75.808,95.

A empresa contratada deverá fornecer equipamentos modernos e infraestrutura completa, incluindo câmeras PTZ com múltiplas conexões (HDMI, SDI, RJ45 com PoE e USB 3.0); mesa de som com, no mínimo, 12 canais; microfones sem fio; computadores de transmissão com placa de vídeo; cabeamento, switch PoE e link próprio de internet com no mínimo 50MB de velocidade para garantir conexão estável.

Os serviços abrangem ainda sistemas de captação de áudio e vídeo de alta qualidade; equipamentos de backup; inserção de legendas com informações institucionais e personalizações; armazenamento em nuvem e HD externo; além da disponibilização de profissionais qualificados, como operadores de câmera e técnicos de som.

Segundo a coordenadora de TI da CMAC, Sabrina Darós, a contratação será um importante passo para profissionalizar as transmissões realizadas pelo Legislativo, elevando o padrão técnico e estimulando a participação e o controle social nas atividades parlamentares, seguindo inclusive o que já vem sendo adotado por diversas Casas Legislativas no Estado e no País.

“É um investimento que vai além da tecnologia: representa um compromisso com a transparência e com o cidadão, que passará a ter acesso a transmissões mais claras, estáveis e profissionais. Hoje realizamos de forma bastante rudimentar, com equipamentos defasados e recursos limitados. A aquisição de estrutura própria demandaria investimentos elevados, manutenção contínua e a contratação de equipe técnica especializada. Após um estudo técnico detalhado, desenvolvido em conjunto com os setores de TI e Comunicação, concluímos que a contratação é a alternativa mais viável para superar essas limitações e oferecer um serviço muito mais eficiente e de qualidade”, afirmou.

O edital completo está disponível também no Portal Nacional de Contratações Públicas – PNCP e no Portal de Compras Públicas. Outras informações podem ser obtidas também pelo telefone (27) 99909-4767 ou pelo e-mail cpl@camaraalfredochaves.es.gov.br.



Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Alfredo Chaves
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comunicacao@camaraalfredochaves.es.gov.br

Data de Publicação: sexta-feira, 06 de junho de 2025

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