Meio ambiente: proposituras pedem soluções sustentáveis para a cidade

Pautas relacionadas a soluções ambientais foram destaque nos debates recentes no âmbito do Poder Legislativo Municipal. Nas últimas Sessões Ordinárias, foram aprovadas proposituras com o objetivo de promover ações sustentáveis na municipalidade e fomentar a adoção de boas práticas de cuidado com o meio ambiente. As matérias obtiveram o apoio e a aprovação de todos os vereadores.

Um exemplo foi a Indicação n.º 051/2021, de autoria dos vereadores Nilton Belmok e Osvaldo Sgulmaro, que solicitou à Prefeitura a realização de estudo e projetos para implantação de sistema de geração de energia solar para os setores da Administração Pública. Além da contribuição ambiental, a justificativa da propositura ponderou que a medida resultará em economia aos cofres públicos.

As Indicações n.os 035 e 039/2021, ambas de autoria do vereador Charles Gaigher, também defenderam novas soluções para a cidade. A primeira apontou a necessidade de ampliação da campanha de coleta seletiva, a qual resulta em inúmeros benefícios, dentre eles, evitar poluição, melhorar a limpeza, conversar recursos naturais, bem como gerar emprego e renda para a região. A outra propositura sugere a implementação de Projeto de Arborização na Sede municipal.

Na lista de benefícios em defesa do plantio de árvores no meio urbano, foram mencionados diversos aspectos, como: maior conforto térmico, produção de sombra e aumento da umidade do ar, redução da poluição e erosão, proteção da flora e abrigo da fauna nativa, além do embelezamento da paisagem. “É necessário um estudo para que esse processo ocorra de modo a não causar conflitos com outros componentes do meio urbano, como fiações da rede elétrica, meio fio, calcadas e postes. Sem dúvida, se bem planejada, a arborização irá valorizar a Sede e melhorar a qualidade de vida na cidade”, defendeu Gaigher, vereador presidente da CMAC.

Quer ficar por dentro de todas as indicações discutidas e votadas na CMAC? Clique aqui e confira as matérias na íntegra, com justificativa, resultado de votação, despachos, ofício de encaminhamento, entre outros anexos.

Contatos: (27) 3269-1653 | camaraalfredochaves@gmail.com
Redes sociais: @cmac.leg | facebook.com/cmac.leg