As recentes mudanças implementadas no trânsito da Sede do município de Alfredo Chaves tem suscitado muitos debates e críticas por parte da população, em especial entre determinados segmentos econômicos e categorias profissionais, como caminhoneiros e comerciantes. A discussão repercute na esfera do Poder Legislativo Municipal, em que, por meio de ofícios e indicações, vereadores apontam a ausência de diálogo na ordenação do trânsito e reivindicam ainda maior planejamento nesse processo.
“Nós, vereadores, também fomos surpreendidos com a dimensão das mudanças. Os órgãos responsáveis poderiam ter realizado uma consulta pública, com ampla divulgação e participação da sociedade civil, para que fossem pensadas em soluções mais estratégicas e que garantissem uma mobilidade urbana segura e organizada, porém com menos transtornos”, avaliou o presidente da Câmara Municipal de Alfredo Chaves, Charles Gaigher.
Durante debates em Plenário ocorridos na última Sessão Ordinária, no dia 18 de agosto, os parlamentares foram enfáticos quanto à intempestividade das mudanças, a partir de uma implantação repentina e sem a orientação e o período necessários para que a população se adaptasse. Além disso, mencionaram que há ainda alguns pontos na cidade sem a sinalização adequada, o que pode induzir o motorista a erros; enquanto, por outro lado, há locais com excesso de placas e poluição visual.
Outra crítica foi sobre a aplicação de multas, inclusive com a aprovação de uma indicação (confira aqui) ao Detran/ES solicitando a anulação dos autos de infrações durante o período de adaptação dos condutores. O Plenário considerou que, inicialmente, poderiam ser emitidas apenas notificações para alertar e orientar os munícipes, paralelamente à realização de uma campanha educativa e ações de divulgação.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Alfredo Chaves
Contatos: (27) 3269-1653 | camaraalfredochaves@gmail.com
Redes sociais: @cmac.leg | facebook.com/cmac.leg
Data de Publicação: sexta-feira, 27 de agosto de 2021