Após feriado, Câmara de Alfredo Chaves retoma atendimento em horário especial

Com o aumento do número de casos do novo coronavírus no município, Alfredo Chaves passou a integrar a lista das cidades que se encontram em situação de alto risco. O município é o único situado fora da Região Metropolitana da Grande Vitória classificado nesse grupo, por apresentar elevado coeficiente de incidência de casos da Covid-19, no cálculo que considera a proporcionalidade de habitantes.

Em atenção a esse panorama e seguindo no combate à doença, após quase um mês com atividades parcialmente suspensas, a Câmara Municipal de Alfredo Chaves retomará o atendimento na próxima quarta-feira, dia 22 de abril, com horário especial de funcionamento, das 8h às 12h. Outras medidas também serão tomadas para manter as atividades do Poder Legislativo e, ao mesmo tempo, minimizar os riscos de transmissão da doença.

"Até o momento, fizemos o que estava ao nosso alcance para manter servidores e vereadores em isolamento total, mas há atividades essenciais do Poder Legislativo que precisam ser retomadas. A Câmara já tem projetos para apreciação, e o andamento de atividades, inclusive por parte do Executivo Municipal, também depende de deliberação da Casa de Leis. Planejamos estratégias e adotamos medidas para voltar garantindo mais segurança a todos", declarou o presidente da CMAC, Gilson Bellon.

Além do horário reduzido, a Câmara realizará um revezamento da equipe para que não haja aglomeração nas salas. "Desse modo, todos os setores manterão as suas atividades, porém sempre com apenas um servidor em cada ambiente. Também já enviamos a todos, por meio do nosso setor de Pessoal, orientações gerais, com base nas recomendações dos órgãos de saúde, para implantar uma rotina de prevenção, como a limpeza regular dos instrumentos de trabalho (teclado, mouse, telefone etc.), o uso obrigatório de máscara, a higienização correta das mãos, a manutenção de uma distância segura no atendimento, entre outras", frisou Bellon.

O município de Alfredo Chaves já apresenta casos de transmissão comunitária da doença, isto é, quando não há como identificar a origem da contaminação, o que eleva as possibilidades de contágio. A classificação da municipalidade no nível de risco mais elevado (numa escala que compreende as categorias: baixo, moderado e alto) segue os critérios da metodologia do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde e foi utilizado pelo Governo do Estado do Espírito Santo para um mapeamento da gestão de risco. O intuito é facilitar a tomada de decisão por agentes públicos, orientar políticas de isolamento social, controlar a mobilidade e o avanço da doença, bem como evitar a sobrecarga dos serviços de saúde.

O cidadão que precisar obter mais esclarecimentos e orientações sobre a Covid-19, pode ligar gratuitamente para o telefone 0800 880 1380. O atendimento nesse canal é feito por um profissional de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Contatos:
(27) 3269-1653 | camaraalfredochaves@gmail.com