Coronavírus: CMAC suspende rotina administrativa até o dia 27/03

Como forma de prevenir a disseminação do Covid-19 (novo coronavírus), a Câmara Municipal de Alfredo Chaves, por meio da Portaria n.° 06/2020, publicada na tarde desta sexta-feira, dia 20 de março, suspendeu a rotina administrativa para a próxima semana, no período entre os dias 23 e 27 de março. A medida tem como base as recomendações das autoridades de saúde, que apontam a necessidade da redução do contato social com o objetivo de conter o avanço da doença.

Ainda de acordo com o documento, durante a suspensão, os servidores do Poder Legislativo deverão permanecer em casa à disposição para retornarem aos seus postos de trabalho ou atenderem a necessidades e chamadas emergenciais. A Portaria n.° 06/2020 proíbe, ainda, a realização de viagens ou quaisquer outras atividades, por parte dos servidores, contrárias às orientações dos órgãos competentes. Já a Sessão Ordinária a se realizar no dia 1° de abril ficou mantida, segundo a decisão, porém deverá ocorrer sem a presença do público, a fim de evitar aglomeração.

"Estamos atentos à ocorrência dessa pandemia, que é um desafio para a saúde pública e requer medidas drásticas. Precisamos todos fazer a nossa parte para a contenção do vírus. Vamos seguir acompanhando o panorama no Brasil, no Estado e, logicamente, no município e, caso haja necessidade, poderemos rever o prazo de suspensão e também considerar a possibilidade do cancelamento da Sessão", afirmou o presidente da Câmara Municipal de Alfredo Chaves, Gilson Luiz Bellon.

Coronavírus (Covid-19): o que é, sintomas, formas de transmissão e prevenção

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31 de dezembro de 2019, após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (Covid-19). Os sintomas mais comuns da doença se assemelham aos de um resfriado, como febre, tosse, coriza, dor de garganta, podendo apresentar também diarreia e, nos casos mais graves, dificuldade para respirar.

A transmissão do Covid-19 ocorre pelo ar (através de saliva, catarro e gotículas expelidas pela boca), por contato (como beijo, abraço e aperto de mão) e por meio de superfícies não higienizadas (como celulares, maçanetas, corrimão, teclados, botões de elevadores, apoios de transportes públicos etc.).

A fim de facilitar o acesso a informações sobre o novo coronavírus e combater a propagação de notícias falsas, o Ministério da Saúde desenvolveu aplicativos com dicas de prevenção, descrição de sintomas, formas de transmissão, mapa de unidades de saúde e até uma lista de notícias falsas que foram disseminadas sobre o assunto. Os aplicativos estão disponíveis para usuários dos sistemas operacionais Android (clique aqui para download) e iOS (baixe aqui).

Segundo cartilha divulgada pelo Ministério da Saúde, há medidas simples que podem ajudar na prevenção:

- Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%;

- Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos;

- Evite tocar olhos, nariz e boca;

- Evite abraços, beijos e apertos de mãos;

- Higienize com frequência o celular e brinquedos das crianças;

- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos;

- Evite aglomerações e mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.

Contatos:
(27) 3269-1653 | comunicação@camaraalfredochaves.es.gov.br