Mês da Consciência Negra: CMAC recebe exposição fotográfica

Divulgação/CMACApós percorrer o bairro Macrina durante a Festa Afro Chaves, em celebração ao Dia da Consciência Negra, é a vez da Câmara Municipal de Alfredo Chaves receber a exposição fotográfica "Folguedos", de Douglas Bonella. A mostra foi aberta ao público nesta segunda-feira, dia 25 de novembro, e segue para visitação até o dia 06 de dezembro. O horário de visitação é das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.

A exposição é composta por um total de 27 registros realizados pelo fotógrafo e mestre em Geografia, Douglas Bonella, que viajou por diversas localidades do Espírito Santo acompanhando e documentando manifestações, rituais e festejos capixabas que têm origem nas matrizes culturais africanas. "A exposição concentra alguns momentos que registrei ao longo dos últimos anos. E, no correr desse tempo, tenho me sensibilizado com as manifestações do nosso povo cada vez mais, havendo um interesse profundo no que essa mistura de matrizes culturais cria cotidianamente", destacou Bonella.

Foto: Douglas Bonella"Busco retratar o povo negro que se mostra nas ruas, nas comunidades, nos encontros e nas festas, expressando todo esse complexo étnico que aflora em folguedos, danças, músicas, nos traços, na pele, no corpo. As fotografias surgem da necessidade de me ver presente nesses lugares de expressão, salvaguarda e projeção de nossa ancestralidade que, necessariamente, apontam para o futuro e não se distanciam da origem", acrescentou o expositor.

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20 de novembro) foi instituído oficialmente em todo o território nacional pela Lei n.º 12.519/2011. A data faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, líder negro do Quilombo de Palmares que é ícone de resistência contra a escravidão e símbolo da luta por liberdade. Anteriormente, o Dia da Consciência Negra já havia sido instituído por meio da Lei n.º 10.639/2003, a qual também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas do País.

Contatos:
(27) 3269-1653 | comunicação@camaraalfredochaves.es.gov.br