Destaque estadual em lutas paradesportivas, Gabriel Donna Benincá é homenageado na Câmara

Superação e coragem são marcas de um campeão. E essas palavras definem bem a história de Gabriel Donna Benincá, jovem alfredense com síndrome de Down que, aos 21 anos, já coleciona oito títulos em lutas paradesportivas. Iniciado no esporte por recomendação médica, Gabriel já é destaque na cena estadual de parajiu-jítsu e parataekwondo.

A trajetória vitoriosa de Gabriel, dentro e fora dos tatames, foi reconhecida pela Câmara Municipal de Alfredo Chaves nesta quarta-feira, dia 24 de outubro, com a entrega de uma manifestação plenária de Voto de Louvor.

Por indicação do vereador Daniel Orlandi, a propositura foi aprovada por todos os vereadores na Sessão anterior, no dia 10 de outubro, como forma de enaltecer os excelentes resultados do jovem atleta e parabenizá-lo por toda a garra e determinação que vem demonstrando no esporte.

"Esta é uma homenagem não somente dos vereadores, mas de todo o cidadão do município de Alfredo Chaves ao Gabriel, que é este grande campeão. Também compartilhamos a sua vitória com pessoas fundamentais nesses resultados, como o seu pai, toda a sua família e o seu treinador. Nós estamos muito orgulhosos pelo Gabriel, pelas suas conquistas, pelo seu exemplo de pessoa, de personalidade, de caráter e de vencedor", discursou à tribuna o autor do Voto de Louvor, vereador Daniel Orlandi.

Jovem sonha se tornar professor

Mesmo com todas as conquistas que já alcançou, Gabriel quer seguir superando as adversidades e vencendo o preconceito. "Meu sonho é chegar à faixa preta e me tornar um professor de artes marciais, assim como o meu treinador Filipe Silva", revelou.

Para o técnico, Gabriel é um exemplo de dedicação. "Ele é um aluno extremamente aplicado e comprometido. É o primeiro a chegar nas aulas, muito pontual. Sempre me liga para confirmar se haverá treino, já me ligou até de madrugada de tão fascinado em treinar", contou o Filipe Silva.

Ainda de acordo com o treinador, o jovem tem potencial para ir ainda mais longe. "Na Copa Pepê Classic 2018, a última que participou, ele saiu com três vitórias e foi um destaque, recebeu muitos elogios e também convites para participar de competições fora do Estado. Sem dúvida, o Gabriel é um talento e tem uma brilhante trajetória pela frente".

Superação é motivo de orgulho

Para a família, a alegria pela superação também é grande. Orgulhoso, o pai, Osvaldo Benicá, conta que o Gabriel iniciou no esporte há seis anos, já o jiu-jítsu começou em junho deste ano. "O esporte o ajuda muito a se desenvolver e socializar. Ele é um menino carinhoso e nós damos todo o apoio. É motivo de muito orgulho para nós da família", afirmou.

Nestes seis anos de dedicação ao esporte, Gabriel foi campeão na 11ª, 14ª, 15ª e 16ª edições da Copa Conexão de Taekwondo (uma vez em 2015, duas em 2016 e outra em 2017) e na 2° Copa São Gabriel da Palha de Taekwondo. Também foi campeão estadual na Copa Sicoob de Jiu-Jítsu 2018 e campeão parajiu-jítsu na Copa Pepê Classic 2018, ambas pela Federação Capixaba de Jiu-Jitsu Esportiva.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Alfredo Chaves

Contatos: (27) 3269-1653 | comunicação@camaraalfredochaves.es.gov.br

Redes sociais: @CMAlfredoChaves | facebook.com/camarade.alfredochaves

Data de Publicação: quinta-feira, 25 de outubro de 2018

ACOMPANHE A CÂMARA
  • Endereço:
    Rua Cais Costa Pinto, n° 62 - Geovani Breda - Alfredo Chaves/ES - CEP: 29.240-000
  • Telefone: (27) 3269-1653 | 3269-1302
    WhatsApp: (27) 9 9909-4767
    ouvidoria@camaraalfredochaves.es.gov.br
  • Funcionamento:
    Horário Especial de Funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Dia e Horário das Sessões Plenárias:
    Sessões quinzenais - às quartas-feiras, às 18h