Câmara recebe exposição fotográfica do Projeto Despertar

A Câmara Municipal de Alfredo Chaves (CMAC) recebe, de 04 a 28 de setembro, a exposição fotográfica do Projeto Despertar, uma iniciativa promovida pela CMAC com jovens do município no intuito de fomentar o empreendedorismo profissional e o desenvolvimento pessoal, em parceria com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A exposição pode ser visitada de segunda a sexta, das 8h às 16h, na Recepção da Câmara.  

As fotografias, tiradas pelos próprios alunos sob orientação da jornalista Laiz Fidalgo, revelam detalhes, recortes e observações poéticas do cotidiano. A mostra fotográfica foi apresentada anteriormente de forma exclusiva para familiares e participantes do SCFV na Semana da Família, no dia 30 de agosto de 2018, no Clube do Cavalo, evento sob organização do próprio Serviço de Convivência.

"Dentro da proposta do projeto, o desafio foi despertar a sensibilidade e a percepção dos jovens para os detalhes que muitas vezes passam despercebidos no dia a dia. Primeiramente, aprendemos um pouco a teoria, com apresentações sobre a arte e a técnica fotográfica, a História da Fotografia e as principais referências no Brasil e no mundo, para depois colocarmos os conhecimentos adquiridos em prática. E o resultado foi surpreendente!", comemorou a servidora Laiz Fidalgo.

A mostra é o resultado prático das atividades desenvolvidas no eixo "Comunicação", uma das sete vertentes trabalhadas pelo Despertar. Além da Comunicação, outros aspectos são debatidos no projeto: Criatividade, Determinação, Amor, Liderança, Respeito e Introspecção.

 

Ficha Técnica:

Exposição “Projeto Despertar”

 

Fotografia:

Ana Vitória Luzia

Douglas Resende

Eduarda Martins Carvalho

Eduardo Cardoso Martins

Fellipe Gabriel Javarini Santana

Guilherme da Silva Deolindo

João Emanuel de Jesus Espini

Josivan Teodorico

Kaique Alves Silva

Kauan Fabiane Silva

Kleyton Glória Deolindo

Lara de Souza Cardoso

Luana Emanuelly Souza

Lyan Alves

Maria Clara de Jesus Espini

Maria Eduarda Andrade Meneguili

Meiriely Galvão

Naiara Lucas Rangel

Nubia Maria de Jesus Espini

Renan Naitzel Rodrigues Alves Gomes

Ruan Henrique Alves de Oliveira

Shaira Viana Sacramento

Victoria Calenzani Pires

Vinícius Corrêa de Souza

Vitor Corrêa de Souza

 

Curadoria:

Laiz Fidalgo

 

Montagem:

Silvanei Henriques Leal

 

Coordenação do Projeto Despertar:

Teresa Cristina Daniel Xavier

 

Coordenação do SCFV:

Alyne Cristina Rodrigues

 

Orientação social (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos):

Edilane Andrade Sorio

 

Texto da Curadora:

"Uma mesma paisagem, um grupo de jovens, diferentes pares de olhos... Alguns, curiosos; outros, entusiasmados; outros tantos, retraídos, mas examinando timidamente os pormenores ao redor. "Despertar" é o desafio: contemplar a flor que brota cercada de espinhos; apreciar a beleza singela das árvores verdinhas em contraste com o azul brilhante de um dia de sol; estar atento - calma e despretensiosamente - ao que diz o silêncio dos olhos de quem passa apressado ou de quem espera. Despertar é o exercício do olhar, demorado, entregue, profundo, empático. Olhar é mais que ver... Ver é a mecânica fisiológica do enxergar. Olhar exige sensibilidade, percepção. O quanto a gente olha tudo o que vê? Desperte(-se)!"

(Laiz Fidalgo)

Data de Publicação: quinta-feira, 06 de setembro de 2018

ACOMPANHE A CÂMARA
  • Rua Cais Costa Pinto, n° 62 - Geovani Breda - Alfredo Chaves/ES
    CEP: 29.240-000
  • (27) 3269-1653 | 3269-1302
  • ouvidoria@camaraalfredochaves.es.gov.br
  • Horário de atendimento ao público:
    Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h
  • Dia e Horário das Sessões Plenárias:
    Sessões quinzenais - às quartas-feiras, às 18h