Vereadores debatem melhorias para o Poder Legislativo Municipal

Na manhã da última sexta-feira, dia 08 de junho, aconteceu o III Encontro dos Vereadores da Câmara Municipal de Alfredo Chaves (CMAC). O objetivo deste evento é promover a troca de informações e o confronto de opiniões para a busca de melhorias no âmbito do Poder Legislativo. Nesta edição, o tema foi "Vamos dialogar?!", com foco na importância de uma comunicação contínua e eficaz para o alcance de resultados.

"Durante as sessões, nas reuniões das comissões ou específicas, os vereadores centralizam os debates nos temas em pauta ou em demandas pontuais. Já o encontro é uma oportunidade que os vereadores têm de fazer uma reflexão mais ampla sobre a atividade da vereança, se autoavaliarem, aperfeiçoarem a prática legislativa para possibilitar também a inovação, uma aproximação com as comunidades e uma tomada de decisões mais assertiva em benefício do município. É um momento para uma conversa aberta e com um objetivo comum: melhorar a efetividade do Legislativo Municipal", avaliou a diretora geral, Teresa Cristina Xavier.

Além dos vereadores, os servidores atuantes nos setores administrativos da CMAC também participam, contribuindo com ideias e soluções. "A participação deles é importante, pois, além do conhecimento técnico que possuem, eles têm um olhar mais parcial do ponto de vista político, o que permite um diálogo produtivo, sob novas perspectivas", ressaltou também o presidente da Casa de Leis, Gilson Luiz Bellon. 

Entre as matérias em pauta no encontro, foram abordados: as comissões permanentes (datas das reuniões, redação de atas e publicidade dos atos); o papel do vereador (funções legislativa, fiscalizadora e de assessoramento); o estatuto do servidor (necessidade de compilação de leis e atualizações); o sistema de processo legislativo e site da Câmara Municipal (a busca pela excelência em transparência pública).

Nas duas primeiras edições do encontro, o tema abordado foi "Construindo uma nova Casa, uma nova política". "Há uma proposta de continuidade nas temáticas destes encontros, pois a nova política que tanto se almeja só poderá ser construída com base no diálogo e no debate aberto e transparente junto ao cidadão", concluiu Teresa Cristina Xavier. Estavam presentes no terceiro encontro os vereadores André Sartori, Charles Gaigher, Daniel Orlandi, Gilson Luiz Bellon, Jonas Nunes Simões, Nilton Cesar Belmok e Primo Armelindo Bergami.

 

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Alfredo Chaves

Contatos: (27) 3269-1653 | comunicação@camaraalfredochaves.es.gov.br

Redes sociais: @CMAlfredoChaves | facebook.com/camarade.alfredochaves

 

Data de Publicação: quarta-feira, 13 de junho de 2018

ACOMPANHE A CÂMARA
  • Rua Cais Costa Pinto, n° 62 - Geovani Breda - Alfredo Chaves/ES
    CEP: 29.240-000
  • (27) 3269-1653 | 3269-1302
  • ouvidoria@camaraalfredochaves.es.gov.br
  • Horário de atendimento ao público:
    Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h
  • Dia e Horário das Sessões Plenárias:
    Sessões quinzenais - às quartas-feiras, às 18h
  • *Horário especial de funcionamento (de 05 de novembro de 2018 a 08 de março de 2019), estabelecido pela Portaria n.º 017/2018: Das 07h30 às 13h30, exceto para dias de Sessão Plenária, quando o expediente será normal, das 8h às 16h.