Alunos participam de apresentações sobre a História do município na CMAC

Aprender mais sobre a História do município, conhecendo seus principais acontecimentos, curiosidades e personagens, seja da vida social, política ou cultural de Alfredo Chaves. Essa é a proposta do Projeto "Preservando a Nossa História", desenvolvido pela Câmara Municipal, que, desde o dia 23 de outubro, iniciou um ciclo de apresentações históricas voltadas para instituições de ensino e sociedade em geral.

O projeto segue até o final de novembro e contempla também uma exposição de fotos antigas. A estimativa é de que, entre os meses de outubro e novembro, mais de 1.100 alunos passem pela Casa de Leis e participem das atividades do Projeto. As apresentações estão acontecendo no Plenário Brasilito Pilon, e a exposição, no Espaço de Pesquisa e Capacitação, ambos na sede do Legislativo. 

"Nosso objetivo é divulgar a História de Alfredo Chaves, favorecendo a preservação da memória da cidade, bem como a sua valorização. Ao possibilitar que os alunos conheçam a sua origem, despertamos o sentimento de pertencimento ao lugar e, assim, estimulamos também a conservação dos patrimônios históricos e naturais, pois precisamos cuidar do que é nosso", explicou a diretora geral da Câmara, Teresa Cristina Daniel Xavier.

Além de estudantes das séries da educação infantil e do ensino fundamental, outro público que pretende ser abrangido pelo projeto é o da terceira idade. "A participação dos nossos idosos é fundamental, pois eles podem contribuir para a recuperação da nossa História, a ampliação do nosso material de pesquisa, acervo de imagens e fornecer novas informações preciosas", frisou.
 

A visitação à exposição está aberta para a comunidade. Já as apresentações seguem um calendário definido juntamente com as escolas e grupos participantes, mas outras instituições de ensino e comunidade podem fazer o agendamento pelo telefone (27) 3269-1653.   

 

Preservação da História

Desde 2008, a CMAC investe e fomenta a pesquisa e o resgate da memória do município de Alfredo Chaves. Em 2010, como resultado desse trabalho, o órgão lançou a primeira edição do livro "Alfredo Chaves: uma visão histórica e política", obra que foi relançada em sua segunda edição, revisada e atualizada, em 2015.

Os conteúdos apresentados na apresentação e na exposição do Projeto "Preservando a Nossa História" têm como base esse livro, cuja autoria é assinada pelo jornalista Hesio Pessali. Clique aqui e tenha acesso ao conteúdo completo da obra.

 

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Alfredo Chaves

Contatos: (27) 3269-1653 | comunicação@camaraalfredochaves.es.gov.br

Redes sociais: @CMAlfredoChaves | facebook.com/camarade.alfredochaves

 

Data de Publicação: segunda-feira, 30 de outubro de 2017

ACOMPANHE A CÂMARA
  • Endereço:
    Rua Cais Costa Pinto, n° 62 - Geovani Breda - Alfredo Chaves/ES - CEP: 29.240-000
  • Telefone: (27) 3269-1653 | 3269-1302
    WhatsApp: (27) 9 9909-4767
  • E-mail:
    ouvidoria@camaraalfredochaves.es.gov.br
  • Funcionamento:
    Horário Especial de Funcionamento:

    Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

    Dia e Horário das Sessões Plenárias:
    Sessões quinzenais - às quartas-feiras, às 18h

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.