Vereadores capixabas são homenageados na Assembleia Legislativa

Em alusão ao Dia do Vereador (1º de outubro), a Assembleia Legislativa realizou, na última quinta-feira, dia 5 de outubro, uma Sessão Solene em homenagem aos vereadores capixabas. O vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Alfredo Chaves, Jonas Nunes Simões ("Jonas do Raio-X"), fez questão de marcar presença no evento.

Representando todo o Plenário e regiões do Estado, além de Jonas Nunes Simões (Litoral Sul), outros sete vereadores compuseram a Mesa de honra: Amarildo Araújo, de Cariacica (Região Metropolitana); Cezinha Ronchi, de Marechal Floriano (Serrana Sul); Jean Menezes, de Linhares (Norte); Larissa Enfermeira, de São Domingos do Norte; Greidismar Lopes, de Ecoporanga (Norte); Robson Siller, de Santa Leopoldina (Centro Serrana); e Wagner França, de São José do Calçado (Caparaó).

Em seu discurso, o representante de Alfredo Chaves agradeceu as homenagens e lembrou que atualmente é muito difícil se discutir política no Brasil, haja vista os grandes escândalos de corrupção. "As Câmaras Municipais representam a base da política; é onde a política começa, por meio do contato e proximidade do vereador junto às comunidades. Por isso, se queremos melhorar a política nacional, esse movimento pode e deve começar pela base, que são os vereadores, conscientizando-os de seu papel na sociedade", afirmou Jonas do Raio-X.

A solenidade foi organizada pela Escola do Legislativo, por meio da Casa do Vereador, sob coordenação da deputada estadual e primeira-secretária da Mesa Diretora, Raquel Lessa (SD). Em seu discurso de saudação, a parlamentar destacou que o vereador é o representante “mais próximo do povo”, mas enfatizou que sua luta muitas vezes não é reconhecida.

“Vereadores e vereadoras vivem o cotidiano da comunidade que o elegeu, não existindo nenhuma distância entre o representante e o representado. É a responsabilidade de um parlamentar que fala, vota e toma decisão pelo povo. As funções exercidas em nome do povo. Essa é a verdadeira democracia representativa”, defendeu Lessa.

O deputado Rafael Favatto (PEN) também destacou o papel do legislador municipal e a importância da Assembleia como espaço de discussões e do apoio dos deputados para “fortalecer e promover a independência” do vereador. Ao todo, foram homenageadas 24 câmaras municipais, com a presença de 66 vereadores.

O Dia do Vereador foi instituído pela Lei Federal 7.212/1984. A data - 1º de outubro - foi escolhida porque foi neste dia em 1828 que o então imperador do Brasil Dom Pedro I oficializou as normas que definem o cargo.

Data de Publicação: quarta-feira, 11 de outubro de 2017

ACOMPANHE A CÂMARA
  • Rua Cais Costa Pinto, n° 62 - Geovani Breda - Alfredo Chaves/ES
    CEP: 29.240-000
  • (27) 3269-1653 | 3269-1302
  • ouvidoria@camaraalfredochaves.es.gov.br
  • Horário de atendimento ao público:
    Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h
  • Dia e Horário das Sessões Plenárias:
    Sessões quinzenais - às quartas-feiras, às 18h
    Horário especial de funcionamento (de 04 de dezembro de 2017 a 12 de janeiro de 2018), estabelecido pela Portaria n.º 018/2017: Das 07h30 às 13h30, exceto para dias de Sessão, quando o expediente será normal, das 8h às 16h.