Secretário de Esportes usa tribuna para esclarecer dúvidas de vereadores

Na Sessão Ordinária desta quarta-feira, dia 13 de setembro, o secretário municipal de Esportes e Lazer, Messias Cledson Meira Guimarães ("Baiano"), fez uso da tribuna para prestar informações e esclarecer dúvidas dos vereadores acerca da Praça Saudável e do Campo Bom de Bola Octavio Junior, estruturas recém-inauguradas no município. A prestação dos esclarecimentos pelo secretário foi motivada em virtude de questionamentos realizados por alguns vereadores durante a Sessão anterior, ocorrida no dia 30 de agosto.

Durante a sua fala, o secretário da pasta explicou que, diferente do que foi mencionado, os equipamentos da Praça Saudável estão em pleno funcionamento e em perfeitas condições. "O que acontece é que a Praça Saudável é diferente de uma academia popular. Ela contém pesos e, por isso, precisa de acompanhamento de um professor, um profissional habilitado na área de Educação Física. Então, há horários específicos de funcionamento e, fora desses horários, os equipamentos são travados", afirmou.

O responsável pela pasta destacou ainda que, em muitas outras cidades, há equipamentos destruídos e depredação do patrimônio público. "Aqui na nossa Praça em Alfredo Chaves, nós temos vigia e, ainda assim, as pessoas às vezes veem o aparelho travado e ficam forçando. Mas até o momento, não tivemos problema com nenhum equipamento, todos estão em perfeito funcionamento", acrescentou Cledson Meira Guimarães.

 

Fiscalização das obras

Outro ponto abordado pelo secretário é que as obras são do Governo do Estado e, portanto, o município não pode realizar fiscalização direta. Todas as notificações ou apontamentos de melhorias devem ser feitos por intermédio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer, a Sesport. "Detectei uma falha no reboco das paredes e já notifiquei a engenharia de obras da Sesport, uma vez que o município não pode cobrar diretamente da prestadora do serviço. E também já tenho agendamento com o secretário estadual de Esportes. Cobramos a respeito também da iluminação e continuamos exigindo que cumpram com as obrigações contratuais, até porque a obra ainda está na garantia", ponderou ainda.  

Mais uma questão apontada pelo secretário municipal de Esportes e Lazer foi com relação à cerca de arame ao redor da estrutura, que recebeu críticas por parte do vereador Jonas Nunes Simões. De acordo com Messias Cledson Meira Guimarães, o "Baiano", a Prefeitura por conta própria realizou melhorias na praça e vem realizando ornamentações para embelezar o espaço. "Já tomamos providências para a troca do arame farpado por um liso. Infelizmente não é a solução que gostaríamos de dar, mas é a viável neste momento sob aspecto da receita. Vamos também colocar um portão com a placa designando o nome do Centro Esportivo e, na próxima semana, será feito o plantio de grama entre o campo, a rua e a praça, para deixar este espaço ainda mais bonito", destacou "Baiano".   

O vereador Jonas Nunes Simões agradeceu a presença do secretário e destacou que somente fez a denúncia formal em Plenário, contra a sua vontade, pois havia procurado anteriormente o prefeito e o próprio secretário de esportes, que não haviam dada a devida atenção às suas críticas. " E essas fotos foram tiradas no dia 14 de agosto, e as máquinas já estavam em funcionamento", argumentou o parlamentar.

 

Cobrança para uso do Campo Bom de Bola

O secretário municipal de Esportes e Lazer também respondeu ao questionamento de vereador Armando Zanata Ingle Ribeiro sobre cobrança que está sendo feita para uso do Campo Bom de Bola. O representante do Executivo justificou que a cobrança de 40 reais por mês por cada time foi feita e acordada junto aos grupos com base no funcionamento de outras cidades, como Marechal Floriano e Domingos Martins.

"O dinheiro arrecadado serve para realizar a manutenção do espaço, como trocar uma lâmpada, trocar a rede em caso de rasgar, realizar a reposição do gramado quando necessário... Também já encomendamos três bolas oficiais de primeira linha para que os times possam usar. Pedimos essa colaboração de todos, pois, por exemplo, a Secretaria de Esportes não realizou licitação de compra de lâmpada, então eu não posso pegar de outra secretaria", explicou.

"Hoje não temos recursos, como havia antigamente, emendas direcionadas para o esporte, e a arrecadação está caindo a todo o momento. Para um time, por exemplo, que tem cerca de 20 atletas, dá 50 centavos para cada um por semana...", ponderou. E concluiu: "Agradeço a todos por estar acompanhando o nosso trabalho e estou à disposição para prestar esclarecimentos".

O vereador Zanata rebateu dizendo que não encontrou a respeito dessa cobrança no Regimento Interno e inclusive apontou que essa cobrança pode implicar improbidade administrativa. "Eu entendo que é para a manutenção do espaço, mas para mim isso deve ser responsabilidade da Prefeitura e não cobrar do cidadão", contrapôs o parlamentar. Cledson Meira Guimarães afirmou que esta é uma determinação da secretaria e que se houver algum aspecto ilegal ele irá verificar para assumir as responsabilidades em conformidade com os princípios legais.

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Alfredo Chaves

Contatos: (27) 3269-1653 | comunicação@camaraalfredochaves.es.gov.br

Redes sociais: @CMAlfredoChaves | facebook.com/camarade.alfredochaves

Data de Publicação: sexta-feira, 15 de setembro de 2017

ACOMPANHE A CÂMARA
  • Rua Cais Costa Pinto, n° 62 - Geovani Breda - Alfredo Chaves/ES
    CEP: 29.240-000
  • (27) 3269-1653 | 3269-1302
  • ouvidoria@camaraalfredochaves.es.gov.br
  • Horário de atendimento ao público:
    Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h
  • Dia e Horário das Sessões Plenárias:
    Sessões quinzenais - às quartas-feiras, às 18h
    Horário especial de funcionamento (de 04 de dezembro de 2017 a 12 de janeiro de 2018), estabelecido pela Portaria n.º 018/2017: Das 07h30 às 13h30, exceto para dias de Sessão, quando o expediente será normal, das 8h às 16h.