Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Câmara de Alfredo Chaves inaugurou nesta semana a exposição “Biodiversidades”, que segue até o dia 30 de junho, no hall de entrada da sede do Legislativo Municipal. A mostra destaca a importância da biodiversidade e da preservação dos ecossistemas para o equilíbrio ambiental. A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
A exposição reúne cerca de 30 fotografias feitas pelo biólogo e mestre em Ecologia de Ecossistemas Flávio Mendes, que percorreu matas, restingas, trilhas e ambientes aquáticos para registrar espécies em seu habitat natural. Há registros na mostra de animais típicos da Mata Atlântica, além de espécies exóticas e invasoras.
Entre os destaques, estão imagens do acauã (ave de rapina conhecida como “falcão-risonho”), do lagarto teiú-gigante (réptil robusto encontrado em florestas e áreas abertas), do bicho-pau-gigante (um das maiores espécies de bicho-pau do país), da cuíca-lanosa (Caluromys philander, marsupial de hábitos noturnos e arborícolas), do jacaré-de-papo-amarelo (espécie ameaçada de extinção que vive em áreas úmidas) e do caxinguelê (Guerlinguetus aestuans, esquilo florestal típico da Mata Atlântica e da Amazônia).
Semana Especial do Meio Ambiente
Também como parte das comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou, nesta quarta-feira, no Plenário Brasilito Pilon, sede da Câmara Municipal, a exposição “Botânica Itinerante”. Fruto de uma parceria com o Herbário VIES, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a iniciativa trouxe ao público uma mostra interativa sobre a flora nativa, com apresentações sobre espécies, sementes, fungos e até atividades de observação em microscópio.
Para o presidente da Câmara de Alfredo Chaves, Josimar Piumbini, iniciativas como essa são fundamentais para aproximar a população do conhecimento científico e reforçar o vínculo com o meio ambiente, fortalecendo a cultura da preservação e da sustentabilidade. “O conhecimento é a chave para que os estudantes valorizem os recursos naturais à sua volta e se tornem agentes da conservação ambiental”, destacou.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Alfredo Chaves
Laiz Fidalgo | (27) 99642-9254
comunicacao@camaraalfredochaves.es.gov.br
Data de Publicação: quinta-feira, 05 de junho de 2025